domingo, 30 de agosto de 2009

Hidroponia e Meio Ambiente

A técnica de cultivo de plantas em hidroponia é uma ferramenta poderosa na preservação e uso racional da água, permitindo a economia deste recurso natural da ordem de dez vezes, quando comparado a outros sistemas de cultivo (convencional ou orgânico) no solo fazendo uso de irrigação. Baseia-se no princípio de reciclagem do uso da água por períodos de 30, 60 dias ou mais.
Reduz drasticamente o uso de agrotóxicos: não utiliza herbicidas, diminui a aplicação de inseticidas e fungicidas, por ser feito em ambiente protegido (estufas ou viveiros). Evita problemas de poluição de mananciais causados pelo carreamento de solo e fertilizante nos processos de erosão. Possibilita o cultivo em áreas íngremes e o reaproveitamento das áreas degradadas, impróprias para o cultivo convencional no solo.
A técnica do cultivo hidropônico garante ainda a obtenção de alimentos saudáveis e livres de contaminações biológicas ou químicas devido à obrigatoriedade de uso de água potável no processo produtivo. Países como Holanda, Bélgica e Alemanha descartam a solução nutritiva das modernas estufas, destinando-a às estações de tratamento de água para impedir a degradação do meio ambiente. No Brasil recomenda-se sua diluição em irrigação de outras culturas.



Agora apareceu todas.

Hidroponia ou Hidrobioponia?

Bom,com as pesquisas e uma palestra que tivemos com o biólogo Alessandro,surgiu a dúvida:Hidroponia ou Hidrobioponia?
Venho então esclarecer essa duvida a todos.Nosso tema então é Hidroponia,pois segundo pesquisas,trata-se apenas do cultivo das plantas em água com fertilizantes,sendo que,Hidrobioponia é um ciclo existente,que envolve,coelhario,minhocario e por fim o sistema.Espero que tenho tirado as dúvidas existentes;e peço desculpas pela mudança constante de tema.
Reunião na minha casa ( Gabriela ) dia 29 de agosto de 2009;

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Tá faltando a Nayara,mas esse é o nosso grupo.