quinta-feira, 2 de julho de 2009

O Projeto

Introdução

A hidrobioponia é a ciência de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. Diferencia-se da hidroponia por utilizar uma alternativa mais econômica e de fácil acesso como a solução nutritiva para a planta.
O que apresentamos no nosso projeto de hidrobioponia é o cultivo de vegetais,
reaproveitando as garrafas PET e outros tipos de materiais, que na maioria das vezes, tem destino incerto e vão parar no meio ambiente como um agente poderoso de degradação. Também reutilizaremos as cascas provindas de alimentos usados para preparar a merenda escolar e alguns estercos provindos de certos animais, para a produção do biofertilizante.

Justificativa

A iniciativa de elaboração do projeto partiu do interesse em possibilitar aos alunos uma aprendizagem através da experiência nas diversas disciplinas que compõem as salas de aula dos ensinos Médio da rede pública, e da certeza de que a evolução do ensino passa necessariamente pela prática e pela utilização da aprendizagem no cotidiano. Nesse trabalho, as práticas pedagógicas tradicionais efetuadas em sala de aula contam com um novo aliado de grande importância para a diversificação: a hidrobio-horta. Ao produzirem importantes complementos alimentares de alto valor nutritivo, os alunos aprendem a respeitar as etapas de um processo que envolve trabalho, educação, tecnologia e socialização.

Público Alvo

Todas pessoas indiferente da classe social , que buscam qualidade de vida através de alimentos orgânicos.


Objetivos

O Projeto foi pensado para dar oportunidade ao aluno, mostrar a ele que é possível transformar o meio em que vive, e tem como intuito de incentivar a produção de vegetais em espaços reduzidos,de reaproveitar as garrafas PET, cascas de alimentos , alguns materiais recicláveis e inserir comunidades de interesse social no processo de aproveitamento dos espaços sem a degradação à natureza.
Queremos construir uma grande horta na escola, envolver mais alunos, comunidade, disciplinas diferenciadas e principalmente melhorar a merenda escolar, sem perder o foco científico da pesquisa.

Metodologia

  • O projeto vem sendo elaborado por pesquisas,através da internet e livros;
  • Conversas com biológos para a coleta de dados mais técnicos sobre hidroponia.
  • Pesquisa em locais que se ultiliza hidroponia.
  • Criação de um sistema Hidropônico,para uma apresentação clara e objetiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário